DicasLONAS E PASTILHAS São os itens que mais sofrem pelo desgaste e pela utilização dos freios. Devem ser examinadas a cada 10.000 km. ATENÇÃO: As lonas e pastilhas trocadas exigem um período de adaptação que pode variar entre 100 e 300 km.
FLUIDO DE FREIO O fluido de freio pode ser contaminado por impurezas ou pela própria umidade. É recomendada a sua troca a cada 10.000 km ou uma vez por ano.
SUSPENSÃO / DIREÇÃO São os responsáveis pela estabilidade e dirigibilidade do veículo. Seus componentes devem ser revisados a cada 10.000 km.
AMORTECEDORES Junto com freios e pneus, os amortecedores fazem parte do triângulo da segurança dos veículos. É recomendável a sua substituição após os 50.000 km.
GEOMETRIA Desvios mecânicos desgastam os pneus. Faça a geometria: - sempre que seu carro estiver puxando para um dos lados; - quando sofrer impactos na suspensão; - na troca ou conserto dos pneus; - sempre que o veículo apresentar instabilidade; - a cada 10.000 km.
BALANCEAMENTO DE RODAS Rodas desbalanceadas causam desgastes acentuados nos pneus. Deve-se balanceá-las: - na troca, rodízio ou conserto dos pneus; - sempre que surgirem vibrações; - a cada 10.000 km.
RODÍZIO DE PNEUS Para obter uma utilização uniforme, faça a cada 10.000 km um rodízio dos pneus.
CONTROLE DE PRESSÃO A pressão de um pneu compromete tanto a estabilidade nas curvas como a sua aderência. Faça o controle da pressão: - somente com pneus frios; - de acordo com as orientações do fabricante; - ao menos uma vez por semana ou antes de viajar.
BATERIA A bateria é um acumulador de energia, fornecendo corrente para todo o veículo. Faz acionar o sistema de partida e mantém os faróis acesos. Tudo depende da bateria, do ar condicionado ao vidro elétrico e do rádio ao computador de bordo. Verificar as condições da bateria uma vez por ano e sempre que fizer manutenção na parte elétrica do veículo.
FILTRO DE AR CONDICIONADO Recomenda-se a troca a cada 15.000 km ou a cada ano. A filtragem evita sérios problemas respiratórios, pois com a ventilação em funcionamento todas as substâncias tóxicas ou nocivas são jogads dentro da cabine dos passageiros.
PALHETAS (PÁRABRISA) As palhetas em bom estado de uso aumentam a visibilidade em condições adversas do tempo garantindo a sua segurança. Devem ser substituídas a cada ano.
MANUTENÇÃO Para rodar com segurança, faça revisões periódicas. Direção, freios e suspensão agem diretamente no desempenho do seu carro e na durabilidade dos pneus.
INJEÇÃO ELETRÔNICA A injeção é responsável pelo gerenciamento e funcionamento do motor. Deve-se fazer uma revisão do sistema a cada 50.000 km, verificando também itens como: - velas e cabos; - filtros de ar; - filtro de combustível etc.
CORREIAS (MOTOR) As correias são responsáveis pelo perfeito funcionamento do ar condicionado, direção hidráulica e do motor. Na maioria dos veículos, o rompimento da correia dentada pode causar sérios danos ao motor. Devem ser verificadas a cada 50.000 km ou de acordo com o manual do proprietário.
ADITIVO PARA O RADIADOR O aditivo é adicionado na água que vai no radiador do veículo. Serve para ajudar na refrigeração do motor, pois evita que congele ou ferva, proporcionando uma troca térmica eficiente. No verão evita a elevação da temperatura do motor.
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