Dicas

LONAS E PASTILHAS

São os itens que mais sofrem pelo desgaste e pela utilização dos freios. Devem ser examinadas a cada 10.000 km. ATENÇÃO: As lonas e pastilhas trocadas exigem um período de adaptação que pode variar entre 100 e 300 km.

 

FLUIDO DE FREIO

O fluido de freio pode ser contaminado por impurezas ou pela própria umidade. É recomendada a sua troca a cada 10.000 km ou uma vez por ano.

 

SUSPENSÃO / DIREÇÃO

São os responsáveis pela estabilidade e dirigibilidade do veículo. Seus componentes devem ser revisados a cada 10.000 km.

 

AMORTECEDORES

Junto com freios e pneus, os amortecedores fazem parte do triângulo da segurança dos veículos. É recomendável a sua substituição após os 50.000 km.

 

GEOMETRIA

Desvios mecânicos desgastam os pneus. Faça a geometria:

- sempre que seu carro estiver puxando para um dos lados;

- quando sofrer impactos na suspensão;

- na troca ou conserto dos pneus;

- sempre que o veículo apresentar instabilidade;

- a cada 10.000 km.

 

BALANCEAMENTO DE RODAS

Rodas desbalanceadas causam desgastes acentuados nos pneus. Deve-se balanceá-las:

- na troca, rodízio ou conserto dos pneus;

- sempre que surgirem vibrações;

- a cada 10.000 km.

 

RODÍZIO DE PNEUS

Para obter uma utilização uniforme, faça a cada 10.000 km um rodízio dos pneus.

 

CONTROLE DE PRESSÃO

A pressão de um pneu compromete tanto a estabilidade nas curvas como a sua aderência. Faça o controle da pressão:

- somente com pneus frios;

- de acordo com as orientações do fabricante;

- ao menos uma vez por semana ou antes de viajar.

 

BATERIA

A bateria é um acumulador de energia, fornecendo corrente para todo o veículo.

Faz acionar o sistema de partida e mantém os faróis acesos. Tudo depende da bateria, do ar condicionado ao vidro elétrico e do rádio ao computador de bordo.

Verificar as condições da bateria uma vez por ano e sempre que fizer manutenção na parte elétrica do veículo.

 

FILTRO DE AR CONDICIONADO

Recomenda-se a troca a cada 15.000 km ou a cada ano. A filtragem evita sérios problemas respiratórios, pois com a ventilação em funcionamento todas as substâncias tóxicas ou nocivas são jogads dentro da cabine dos passageiros.

 

PALHETAS (PÁRABRISA)

As palhetas em bom estado de uso aumentam a visibilidade em condições adversas do tempo garantindo a sua segurança.

Devem ser substituídas a cada ano.

 

MANUTENÇÃO

Para rodar com segurança, faça revisões periódicas. Direção, freios e suspensão agem diretamente no desempenho do seu carro e na durabilidade dos pneus.

 

INJEÇÃO ELETRÔNICA

A injeção é responsável pelo gerenciamento e funcionamento do motor. Deve-se fazer uma revisão do sistema a cada 50.000 km, verificando também itens como:

- velas e cabos;

- filtros de ar;

- filtro de combustível etc.

 

CORREIAS (MOTOR)

As correias são responsáveis pelo perfeito funcionamento do ar condicionado, direção hidráulica e do motor. Na maioria dos veículos, o rompimento da correia dentada pode causar sérios danos ao motor.

Devem ser verificadas a cada 50.000 km ou de acordo com o manual do proprietário.

 

ADITIVO PARA O RADIADOR

O aditivo é adicionado na água que vai no radiador do veículo.

Serve para ajudar na refrigeração do motor, pois evita que congele ou ferva, proporcionando uma troca térmica eficiente. No verão evita a elevação da temperatura do motor.

 

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